Hoje vamos falar sobre uma das maiores cidades do estado do Paraná. Ponta Grossa é a quarta maior cidade do Paraná, segundo o IBGE, ficando atrás de Maringá, Londrina e da capital Curitiba.
A cidade está prestes a completar 199 anos. Seu aniversário é no dia 15 de setembro. E afinal, o que podemos fazer em Ponta Grossa? Diversas coisas.
A cidade é repleta de atividades artísticas, culturais, turísticas, de lazer, e muito mais. Vamos detalhar alguns dos principais atrativos. Mas, lembrando desde o início, Ponta Grossa apresenta muuuuuitas opções, não ficando restrita apenas aos atrativos listados. Por isso, se quiser conhecer e saber bem o que fazer em Ponta Grossa, fique de olho no nosso blog que estará repleto de conteúdos bacanas, dicas, e muita informação.
Atrativos mais visitados em Ponta Grossa
De acordo com o site ‘TripAdvisor’, uma das principais referências para turistas no mundo todo, os pontos mais visitados em Ponta Grossa são:
- Vila Velha
- Buraco do Padre
- Canyon e Cachoeira do Rio São Jorge
- Adega Porto Brazos
Agora vamos falar um pouquinho de cada um deles, pra te dar mais vontade de conhecer essa cidade encantadora.
Parque Estadual de Vila Velha
Vila Velha é reconhecida nacionalmente pelas suas lindas formações rochosas em arenitos. Figuras como a taça, a proa do navio, a bota, e o camelo atraem diversos turistas do Brasil e do mundo.
O lugar foi o primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953, pela LeiEstadual nº1.292. Alguns anos depois, em 1966, o parque foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Hoje é gerido pela Soul Vila Velha, uma empresa da Soul Parques, através de concessão do Governo do Estado.
De acordo com a descrição do próprio parque “Vila Velha é o lugar perfeito para quem gosta da natureza, pois oferecemos experiências únicas de lazer. Você encontra uma infraestrutura turística moderna e sustentável, com as melhores atrações de aventura e de contemplação da natureza, que oferecem diferentes experiências de diversão e aprendizagem aos visitantes de todas as idades”.
Além da visitação aos arenitos é possível conhecer a Lagoa Dourada, as furnas, descer de tirolesa, participar da experiência noturna e também subir às nuvens com um balão de ar quente.
Parque Buraco do Padre
Um parque de natureza. É uma propriedade privada inserida dentro de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: O Parque Nacional dos Campos Gerais.
A cachoeira com aproximadamente 30 metros de altura que deságua numa furna repleta de história e energias é um dos mais belos atrativos do mundo. A história conta que o espaço era um centro de meditação e reflexão dos Padres Jesuítas, daí o nome ‘Buraco do Padre’.
O grande diferencial do parque é a sua acessibilidade. O acesso ao interior da furna é através de uma trilha fácil e bem sinalizada de apenas 880m, com passarelas de madeira que garantem o acesso dos visitantes de todas as idades e capacidades motoras.
Mas não é só isso que se pode fazer dentro do parque. É possível observar o ‘Buraco do Padre’ pelos mirantes, que estão no alto da Trilha do Favo, conhecer o Poço Encantado e a Toca do Morcego. Outro grande chamariz é a ‘Fenda da Freira’, composta por paredões esverdeados esculpidos pela ação do tempo que encantam a todos os turistas. São diversas opções extras como experiência noturna, tirolesa, mega revoada dos andorinhões, e etc.
Cachoeira e Canyon do Rio São Jorge
É também uma das mais bonitas quedas d’água para se visitar. O Canyon São Jorge tem largura que varia de 70 a 270 m e 1,3 km de extensão. É um parque de conservação de propriedade particular e possui grande beleza com diversas quedas ďagua que deslizam pelas rochas formando-se em uma cachoeira e em um determinado ponto localiza-se a cachoeira principal com cerca de 30m de altura. É considerada uma Unidade de Conservação Municipal.
Para quem gosta de ficar em contato direto com a natureza, o local possui também áreas de camping e paredões propícios à prática de rappel, desde que com profissional acompanhando.
Adega Porto Brazos
A Adega Porto Brazos é uma vinícola de amora, formada por uma família de imigrantes belgas, que trouxe uma tradição (já desaparecida) da Europa, na qual avós produziam a partir das amoras silvestres, que cresciam naturalmente junto a bosques, uma bebida para esquentar durante o rigoroso inverno.
Assim Porto Brazos deu continuação a essa tradição, produzindo em Ponta Grossa, artesanalmente produtos de amora, que hoje são únicos no mundo.
As amoras são produzidas naturalmente, sem a utilização de agrotóxicos, colhidas manualmente e selecionadas uma a uma para a produção de aguardentes, licores, fermentados de amora (vinhos), geleias e cerveja de amora. Contamos ainda com uma aconchegante área para visitação, juntamente com degustação e venda de todos os produtos.
A cidade de Ponta Grossa vai completar em breve 199 anos e a cada ano que passa recebe mais e mais turistas animados, entusiasmados e com muita vontade de conhecer diversos lugares encantadores. Faça uma visita! Conheça Ponta Grossa e apaixone-se por essa terra esculpida de belezas.