Aracê Turismo - Home

O que fazer em Ponta Grossa?

Hoje vamos falar sobre uma das maiores cidades do estado do Paraná. Ponta Grossa é a quarta maior cidade do Paraná, segundo o IBGE, ficando atrás de Maringá, Londrina e da capital Curitiba. 

A cidade está prestes a completar 199 anos. Seu aniversário é no dia 15 de setembro. E afinal, o que podemos fazer em Ponta Grossa? Diversas coisas. 

A cidade é repleta de atividades artísticas, culturais, turísticas, de lazer, e muito mais. Vamos detalhar alguns dos principais atrativos. Mas, lembrando desde o início, Ponta Grossa apresenta muuuuuitas opções, não ficando restrita apenas aos atrativos listados. Por isso, se quiser conhecer e saber bem o que fazer em Ponta Grossa, fique de olho no nosso blog que estará repleto de conteúdos bacanas, dicas, e muita informação.

Parque Estadual de Vila Velha

Parque Buraco do Padre

Cachoeira e Canyon do Rio São Jorge

Adega Porto Brazos

Formação Rochosa da ‘Taça’ no Parque de Vila Velha

Formação Rochosa do ‘Camelo’ no Parque de Vila Velha

Formação Rochosa da ‘Bota’ no Parque de Vila Velha

Formação Rochosa da ‘Proa do Navio’ no Parque de Vila Velha

Entrada na furna do Parque Buraco do Padre

Fenda da Freira

Fenda da Freira

Atrativos mais visitados em Ponta Grossa

De acordo com o site ‘TripAdvisor’, uma das principais referências para turistas no mundo todo, os pontos mais visitados em Ponta Grossa são:

  • Vila Velha
  • Buraco do Padre
  • Canyon e Cachoeira do Rio São Jorge
  • Adega Porto Brazos

Agora vamos falar um pouquinho de cada um deles, pra te dar mais vontade de conhecer essa cidade encantadora. 

Parque Estadual de Vila Velha

Vila Velha é reconhecida nacionalmente pelas suas lindas formações rochosas em arenitos. Figuras como a taça, a proa do navio, a bota, e o camelo atraem diversos turistas do Brasil e do mundo.

O lugar foi o primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953, pela LeiEstadual nº1.292. Alguns anos depois, em 1966, o parque foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Hoje é gerido pela Soul Vila Velha, uma empresa da Soul Parques, através de concessão do Governo do Estado. 

De acordo com a descrição do próprio parque “Vila Velha é o lugar perfeito para quem gosta da natureza, pois oferecemos experiências únicas de lazer. Você encontra uma infraestrutura turística moderna e sustentável, com as melhores atrações de aventura e de contemplação da natureza, que oferecem diferentes experiências de diversão e aprendizagem aos visitantes de todas as idades”.

Além da visitação aos arenitos é possível conhecer a Lagoa Dourada, as furnas, descer de tirolesa, participar da experiência noturna e também subir às nuvens com um balão de ar quente.

Parque Buraco do Padre

Um parque de natureza. É uma propriedade privada inserida dentro de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: O Parque Nacional dos Campos Gerais.

A cachoeira com aproximadamente 30 metros de altura que deságua numa furna repleta de história e energias é um dos mais belos atrativos do mundo. A história conta que o espaço era um centro de meditação e reflexão dos Padres Jesuítas, daí o nome ‘Buraco do Padre’.

O grande diferencial do parque é a sua acessibilidade. O acesso ao interior da furna é através de uma trilha fácil e bem sinalizada de apenas 880m, com passarelas de madeira que garantem o acesso dos visitantes de todas as idades e capacidades motoras.

Mas não é só isso que se pode fazer dentro do parque. É possível observar o ‘Buraco do Padre’ pelos mirantes, que estão no alto da Trilha do Favo, conhecer o Poço Encantado e a Toca do Morcego. Outro grande chamariz é a ‘Fenda da Freira’, composta por paredões esverdeados esculpidos pela ação do tempo que encantam a todos os turistas. São diversas opções extras como experiência noturna, tirolesa, mega revoada dos andorinhões, e etc.

Cachoeira e Canyon do Rio São Jorge

É também uma das mais bonitas quedas d’água para se visitar. O Canyon São Jorge tem largura que varia de 70 a 270 m e 1,3 km de extensão. É um parque de conservação  de propriedade particular e possui  grande  beleza com diversas quedas ďagua que deslizam pelas rochas formando-se em uma cachoeira e em um determinado ponto localiza-se a cachoeira principal com cerca de 30m de altura. É considerada uma Unidade de Conservação Municipal. 

Para quem gosta de ficar em contato direto com a natureza, o local  possui também áreas  de camping  e paredões propícios à prática de rappel, desde que com profissional acompanhando.

Adega Porto Brazos

A Adega Porto Brazos é uma vinícola de amora, formada por uma família de imigrantes belgas, que trouxe uma tradição (já desaparecida) da Europa, na qual avós produziam a partir das amoras silvestres, que cresciam naturalmente junto a bosques, uma bebida para esquentar durante o rigoroso inverno. 

Assim Porto Brazos deu continuação a essa tradição, produzindo em Ponta Grossa, artesanalmente produtos de amora, que hoje são únicos no mundo.

As amoras são produzidas naturalmente, sem a utilização de agrotóxicos, colhidas manualmente e selecionadas uma a uma para a produção de aguardentes, licores, fermentados de amora (vinhos), geleias e cerveja de amora. Contamos ainda com uma aconchegante área para visitação, juntamente com degustação e venda de todos os produtos.


A cidade de Ponta Grossa vai completar em breve 199 anos e a cada ano que passa recebe mais e mais turistas animados, entusiasmados e com muita vontade de conhecer diversos lugares encantadores. Faça uma visita! Conheça Ponta Grossa e apaixone-se por essa terra esculpida de belezas.

Abrir whatsapp
Falar com um especialista sobre O que fazer em Ponta Grossa?